segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Feng Shui

          Meu quarto chegou num estado crítico de desorganização e estava clamando por ordem urgente. Eu adiei ao máximo, já que essa é uma tarefa que exige muita predisposição, considerando o nível que estava. Esse final de semana apareceu inspiração não sei de onde e já organizei uma boa parte da bagunça, ao som de Cazuza e os dois Cds acústicos de Emerson Nogueira, que eu achei no meio da arrumação. Trilha perfeita pra esse domingo chuvoso.
          Senti que tinha dado uma renovada no ambiente. Achei também um livro que eu peguei com meu pai e que sempre me inspira a organizar e me desfazer das coisas: Arrume sua bagunça com o Feng Shui, de Karen Kingston. Na verdade ele sempre esteve na minha mesa de cabeceira, mas em baixo de tantas outras coisas que eu coloquei na gaveta depois. É o livro que todo mundo devia ler pelo menos uma vez. Já li várias, mas preciso constantemente relembrar pra, quem sabe um dia, adquirir o hábito (quem arruma meu quarto agradecerá).



          Pra quem não conhece, Feng Shui é uma tradição chinesa de harmonizar os ambientes para trazer bons fluidos. A autora mostra, citando vários exemplos, os benefícios de se livrar dos objetos sem utilidade real e de organizar o seu espaço. Copiei um trechinho do livro, quem sabe alguém está precisando de inspiração também ;)

Deixe o medo ir embora

          As pessoas se apegam às próprias desordens porque têm medo de livrar-se delas – medo das emoções que podem sentir ao arrumar esses montes de coisas inúteis; medo de cometer um engano, lamentando-se depois por se livrarem de algo, medo de se tornarem vulneráveis, de ficarem expostas ou de correrem algum risco, de alguma maneira. A eliminação da desordem pode trazer à tona uma porção de “coisas” para que com elas nos defrontemos e lidemos, intuitivamente todos sabem disso.
          No entanto, as recompensas pela eliminação da bagunça merecem isso. Amor e medo não podem existir no mesmo espaço; portanto, tudo que o está segurando por meio do medo o está impedindo de ter mais amor na sua vida; a eliminação do medo permite que mais amor comece a manar. O medo o impede de ser quem você realmente é e de fazer aquilo que veio aqui pra fazer; a eliminação da desordem lhe trará maior clareza a respeito do seu propósito na vida. O medo suprime a energia da sua força vital; livrar-se da desordem o ajudará a religá-lo com a sua vitalidade natural. Deixar que a desordem se vá o deixará livre para ser você mesmo, e esse é o maior presente que você jamais ofereceu a si mesmo.
(Karen Kingston, Arrume sua bagunça com o Feng Shui, p. 63)

Um comentário: